Ácaros - o que você precisa saber?
- Vicente Boer Burba
- 30 de mar. de 2020
- 1 min de leitura
Os ácaros se alimentam de fragmentos de pele e encontram um habitat especialmente favorável na umidade de camas que não são devidamente arejadas. Ácaros vivos e mortos e seus resíduos, junto com partículas de pele e mofo, podem constituir um décimo do peso de um travesseiro malcuidado.

As fezes dos ácaros contêm uma proteína que induz ataques de asma e que também é causa predominante de rinite alérgica.
Para se viver com mais saúde é necessário arejar as camas todo dia e limpar ou lavar regularmente travesseiros, colchões e cobertores.
Essas criaturas podem ser encontradas também em carpetes, tapetes e móveis estofados como sofás, cadeiras, poltronas e puffs. Quantos? Pesquisadores equipados com aspirador de pó e microscópio estudaram o pó de duas casas infestadas. Por exemplo, um sofá numa das casas abrigava 7.454 ácaros por grama de pó e 2.361 por grama de pó no carpete embaixo do sofá.
Fica claro então a importância de uma limpeza profissional regular nesses ambientes o que pode garantir o não aparecimento de doenças respiratórias alérgicas ou mesmo a diminuição dos sintomas em pessoas já doentes.
Assim como a prevenção de doenças pode ser feita com a lavagem regular das mãos, a higienização de itens estofados ou de tapeçaria em sua residência ou local de trabalho garantem excelentes condições de saúde para o ser humano.